Da membrana plasmática à inclusão: Uma estratégia didática desenvolvida para o ensino acessível de Física e Biofísica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13639Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, Atividades Práticas, Discapacidade VisualResumo
O ensino de física e biofísica apresenta desafios no que diz respeito ao envolvimento dos alunos e à compreensão de conceitos abstratos. No contexto da educação especial e inclusiva, a prática docente vai além dos métodos tradicionais, exigindo empatia e uma verdadeira inclusão dos alunos na sala de aula. Este artigo apresenta uma proposta didática desenvolvida por estudantes do curso de Ciências Biológicas, durante a disciplina de Biofísica, demonstrando a viabilidade de incluir alunos com deficiência visual em atividades práticas que abordam conteúdos de física. Essa abordagem utiliza materiais de baixo custo e fácil acesso, permitindo que os alunos construam seu conhecimento de forma efetiva. A avaliação dos alunos foi positiva frente a metodologia apresentada.