Escola em tempo integral, perspectiva crítica de currículo e finalidade social da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12741Keywords:
Educação Integral; Finalidade da escola; Currículo e emancipação social; Conhecimento escolar.Abstract
RESUMO
Este artigo versa sobre implicações da relação entre entendimentos da ‘perspectiva crítica de currículo’ e da ‘educação integral’ para a compreensão da finalidade da escola como propulsora da emancipação humana/social mediante processos de apropriação do conhecimento escolar. Trata-se de um ensaio teórico elaborado por meio de uma metodologia qualitativa e exploratória com vistas a explicitar e entrecruzar entendimentos numa mútua relação de reciprocidade entre distintos enfoques compreensivos expressos por autores que tratam do tema e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013). Resultados sinalizam distinções entre ‘escola em tempo integral’ e ‘educação integral’, entre desenvolvimento ‘individual’ e desenvolvimento ‘humano/social’, corroborando a visão de uma perspectiva crítica e emancipatória de educação, alinhada como produção de cultura em prol da qualificação do novo projeto societário em construção. Nas conclusões essa perspectiva é reafirmada como caminho propulsor da inclusão das diversidades na educação escolar, como reconhecimento de concepções e práticas de educação integral com potencialidade para contribuir na melhora das condições da vida na realidade socioambiental, pelo sistemático enfrentamento coletivo de situações de conflito entre entendimentos, interesses e valores inerentes aos processos de desenvolvimento humano/cultural emancipatório.
Downloads
References
APPLE, Michael, W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo cultura e sociedade. SP: Cortez, 2008, p. 39-58
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
MINAYO, Maria C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: vozes. 2012.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Sin muros em las aulas: El currículum integrado. In. SACRISTÁN, Gimero José; GUERRA, Miguel Angelo Santos; SANTOMÉ, Jurjo Torres; JACKSON, Philip.W.; ACOSTA, Javier Marrero. Ensayos sobre el currículum: Teoría e Prática. São Paulo: Cortez: Ediciones Morata, Madrig, España, 2017, p. 148-15.
JACKSON, Philip. W.; ACOSTA, Javier Marrero. Ensayos sobre el currículum: Teoría e Prática. São Paulo: Cortez: Ediciones Morata, Madri, España, 2017, p. 148-15
MEDEIROS, J. B. Redação científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.