Estilos de Pensamento de Professores da área de Ciências da Natureza em Processo de Investigação-Ação

Autores

  • Fabiane de Andrade Leite
  • Lenir Basso Zanon

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7852

Palavras-chave:

formação de professores;, Investigação-ação, Epistemologia

Resumo

Apresenta-se neste artigo um estudo da instauração de estilos de pensamento de professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em um programa de formação sob a perspectiva da investigação-ação emancipatória. Com o objetivo de investigar como os processos de formação de professores promovem o desenvolvimento de coletivos de pensamento, a pesquisa delineou-se em um contexto formativo caracterizado pela participação de professores em atividade docente na educação básica, professores formadores e licenciandos de cursos da área de Ciências da Natureza. No processo foram identificados dois estilos de pensamento: um conservador e outro transformador. Os estilos de pensamento indicados no processo constituem-se como importantes propulsores de movimentos formativos alicerçados pela perspectiva dialética que auxilia na qualificação dos processos de formação na área.

 

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Publicado

18-06-2018

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Como Citar

DE ANDRADE LEITE, Fabiane; BASSO ZANON, Lenir. Estilos de Pensamento de Professores da área de Ciências da Natureza em Processo de Investigação-Ação. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7852. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7852. Acesso em: 12 mar. 2025.