A tecnologia digital como uma ferramenta de aprendizagem nas aulas de Matemática: criação de aplicativos para estudo do Teorema de Pitágoras.

Authors

  • Gilmar de Evangelho Pereira
  • Adriana Dada de Andrade Universidade Federal do Rio Grande – Campus Santo Antônio da Patrulha (FURG / PPGECE)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12065

Keywords:

Aplicativos;, Ensino de Matemática;, App Inventor.

Abstract

O presente relato de experiência descreve atividades desenvolvidas com a turma Totalidade 8 da modalidade de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública estadual no município de Osório/RS, a maioria dos estudantes dessa turma eram jovens egressos do ensino regular, que devido as inúmeras evasões e repetências estavam fora da idade-série, tendo como oportunidade para concluírem seus estudos a EJA. Como uma alternativa diferente do ensino tradicional para abordar o Teorema de Pitágoras, surgiu a ideia de propor aos estudantes a criação de aplicativos relacionados ao assunto nas aulas de Matemática. Foi usada a plataforma App Inventor, que possibilita o desenvolvimento de aplicativos de maneira intuitiva utilizando o computador e a instalação desses aplicativos nos smartphones dos estudantes no final do projeto. Constatou-se que as atividades desenvolvidas contribuíram para auxiliar o estudante na construção do seu conhecimento de forma autônoma, despertaram a motivação e o interesse dos mesmos durante as aulas de Matemática. Assim, a proposta de criação de aplicativos apresentou-se como uma excelente alternativa para utilização no ensino dos conteúdos de Matemática.

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Published

05-02-2021

How to Cite

A tecnologia digital como uma ferramenta de aprendizagem nas aulas de Matemática: criação de aplicativos para estudo do Teorema de Pitágoras. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 4–12, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12065. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12065. Acesso em: 1 mar. 2025.