A tecnologia digital como uma ferramenta de aprendizagem nas aulas de Matemática: criação de aplicativos para estudo do Teorema de Pitágoras.

  • Gilmar de Evangelho Pereira
  • Adriana Dada de Andrade Universidade Federal do Rio Grande – Campus Santo Antônio da Patrulha (FURG / PPGECE)
Palavras-chave: Aplicativos;, Ensino de Matemática;, App Inventor.

Resumo

O presente relato de experiência descreve atividades desenvolvidas com a turma Totalidade 8 da modalidade de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública estadual no município de Osório/RS, a maioria dos estudantes dessa turma eram jovens egressos do ensino regular, que devido as inúmeras evasões e repetências estavam fora da idade-série, tendo como oportunidade para concluírem seus estudos a EJA. Como uma alternativa diferente do ensino tradicional para abordar o Teorema de Pitágoras, surgiu a ideia de propor aos estudantes a criação de aplicativos relacionados ao assunto nas aulas de Matemática. Foi usada a plataforma App Inventor, que possibilita o desenvolvimento de aplicativos de maneira intuitiva utilizando o computador e a instalação desses aplicativos nos smartphones dos estudantes no final do projeto. Constatou-se que as atividades desenvolvidas contribuíram para auxiliar o estudante na construção do seu conhecimento de forma autônoma, despertaram a motivação e o interesse dos mesmos durante as aulas de Matemática. Assim, a proposta de criação de aplicativos apresentou-se como uma excelente alternativa para utilização no ensino dos conteúdos de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2021
Como Citar
PEREIRA, G.; DE ANDRADE, A. A tecnologia digital como uma ferramenta de aprendizagem nas aulas de Matemática: criação de aplicativos para estudo do Teorema de Pitágoras. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 4-12, 5 fev. 2021.