A tecnologia digital como uma ferramenta de aprendizagem nas aulas de Matemática: criação de aplicativos para estudo do Teorema de Pitágoras.
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i2.12065Palavras-chave:
Aplicativos;, Ensino de Matemática;, App Inventor.Resumo
O presente relato de experiência descreve atividades desenvolvidas com a turma Totalidade 8 da modalidade de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede pública estadual no município de Osório/RS, a maioria dos estudantes dessa turma eram jovens egressos do ensino regular, que devido as inúmeras evasões e repetências estavam fora da idade-série, tendo como oportunidade para concluírem seus estudos a EJA. Como uma alternativa diferente do ensino tradicional para abordar o Teorema de Pitágoras, surgiu a ideia de propor aos estudantes a criação de aplicativos relacionados ao assunto nas aulas de Matemática. Foi usada a plataforma App Inventor, que possibilita o desenvolvimento de aplicativos de maneira intuitiva utilizando o computador e a instalação desses aplicativos nos smartphones dos estudantes no final do projeto. Constatou-se que as atividades desenvolvidas contribuíram para auxiliar o estudante na construção do seu conhecimento de forma autônoma, despertaram a motivação e o interesse dos mesmos durante as aulas de Matemática. Assim, a proposta de criação de aplicativos apresentou-se como uma excelente alternativa para utilização no ensino dos conteúdos de Matemática.