Os contextos investigativos de pensamento criativo em publicações acadêmicas

Authors

  • Naiara Briega Bortoloci Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Juliana Marciotto Jacob Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina – UEL

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11908

Keywords:

Pensamento Criativo, Produções, Criatividade

Abstract

O Pensamento Criativo (PC) é almejado em várias áreas do conhecimento e mencionado como uma das 10 competências necessárias para o cidadão contemporâneo. Nesse cenário, a partir de um levantamento em produções acadêmicas, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: Quais as características das produções a respeito do Pensamento Criativo? Em quais contextos investigativos o Pensamento Criativo foi empregado pelos autores das produções? O corpus é composto de 36 publicações que foram analisadas a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Em um primeiro movimento foram constatadas algumas características como a temporalidade das publicações, as áreas de conhecimento, bem como os referenciais teóricos utilizados. Em um segundo momento os artigos foram agrupados em categorias (C1-C6) que expressam os diferentes contextos investigativos relativos a: avaliação de PC a partir de distintos instrumentos; sugestão de propostas de ensino que promovam o PC; estudos que relacionam o PC a outros quadros teóricos; ideias e compreensões de professores e alunos acerca do PC; desafios relativos ao PC nas Ciências e artigos que utilizam a expressão PC, sem aprofundá-la. Tais resultados mostram a importância do pensar criativamente na sociedade atual, visto que essa competência tende a influenciar, significativamente, no desenvolvimento profissional, social e pessoal dos cidadãos.

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Published

18-12-2020

How to Cite

Os contextos investigativos de pensamento criativo em publicações acadêmicas. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 270–293, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11908. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11908. Acesso em: 1 mar. 2025.