Os contextos investigativos de pensamento criativo em publicações acadêmicas

  • Naiara Briega Bortoloci Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Juliana Marciotto Jacob Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina – UEL
Palavras-chave: Pensamento Criativo, Produções, Criatividade

Resumo

O Pensamento Criativo (PC) é almejado em várias áreas do conhecimento e mencionado como uma das 10 competências necessárias para o cidadão contemporâneo. Nesse cenário, a partir de um levantamento em produções acadêmicas, buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: Quais as características das produções a respeito do Pensamento Criativo? Em quais contextos investigativos o Pensamento Criativo foi empregado pelos autores das produções? O corpus é composto de 36 publicações que foram analisadas a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Em um primeiro movimento foram constatadas algumas características como a temporalidade das publicações, as áreas de conhecimento, bem como os referenciais teóricos utilizados. Em um segundo momento os artigos foram agrupados em categorias (C1-C6) que expressam os diferentes contextos investigativos relativos a: avaliação de PC a partir de distintos instrumentos; sugestão de propostas de ensino que promovam o PC; estudos que relacionam o PC a outros quadros teóricos; ideias e compreensões de professores e alunos acerca do PC; desafios relativos ao PC nas Ciências e artigos que utilizam a expressão PC, sem aprofundá-la. Tais resultados mostram a importância do pensar criativamente na sociedade atual, visto que essa competência tende a influenciar, significativamente, no desenvolvimento profissional, social e pessoal dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
BORTOLOCI, N.; JACOB, J.; BROIETTI, F. Os contextos investigativos de pensamento criativo em publicações acadêmicas. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 270-293, 18 dez. 2020.