O ensino de Ciências na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas na escola do campo

Authors

  • Ana Paula Souza Vieira UFPel
  • Caroline Terra de Oliveira UFPel

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11809

Keywords:

Educação Infantil, Ciências da Natureza, Escola do Campo

Abstract

O trabalho que segue debate os resultados de uma pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, na área de concentração relacionada à Educação Infantil. Como objetivo propôs-se investigar como é construído o planejamento docente para trabalhar o ensino de Ciências na Educação Infantil no contexto de uma escola do campo. Para tanto, utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de questionário com professoras da referida etapa de escolarização e com a coordenação pedagógica de uma escola, com base em uma análise qualitativa dos dados coletados. Além disso, realizou-se uma análise documental das diretrizes constantes na Base Nacional Comum Curricular, destacando-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento definidos para esta etapa em diálogo com as possibilidades pedagógicas que engendra o ensino de Ciências. Destacam-se, neste estudo, as contribuições de autores como Léa Tiriba, Antonio Carlos Pavão, Hilário Fracalanza, entre outros. No contexto investigativo, salientamos o ensino de Ciências como componente relevante da aprendizagem das crianças a partir da inter-relação entre educação, infância e natureza, considerando-se o âmbito das experiências históricas e culturais do campo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Paula Souza Vieira, UFPel

    Licenciada em Ciências Biológicas (AEP). Estudantes de Especialização em Educação Infantil (UFPel).

  • Caroline Terra de Oliveira, UFPel

    Doutora em Educação Ambiental (FURG). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Published

20-11-2020

How to Cite

SOUZA VIEIRA, Ana Paula; TERRA DE OLIVEIRA, Caroline. O ensino de Ciências na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas na escola do campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 81–101, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11809. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11809. Acesso em: 10 mar. 2025.