O ensino de Ciências na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas na escola do campo

  • Ana Paula Souza Vieira UFPel
  • Caroline Terra de Oliveira UFPel
Palavras-chave: Educação Infantil, Ciências da Natureza, Escola do Campo

Resumo

O trabalho que segue debate os resultados de uma pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, na área de concentração relacionada à Educação Infantil. Como objetivo propôs-se investigar como é construído o planejamento docente para trabalhar o ensino de Ciências na Educação Infantil no contexto de uma escola do campo. Para tanto, utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de questionário com professoras da referida etapa de escolarização e com a coordenação pedagógica de uma escola, com base em uma análise qualitativa dos dados coletados. Além disso, realizou-se uma análise documental das diretrizes constantes na Base Nacional Comum Curricular, destacando-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento definidos para esta etapa em diálogo com as possibilidades pedagógicas que engendra o ensino de Ciências. Destacam-se, neste estudo, as contribuições de autores como Léa Tiriba, Antonio Carlos Pavão, Hilário Fracalanza, entre outros. No contexto investigativo, salientamos o ensino de Ciências como componente relevante da aprendizagem das crianças a partir da inter-relação entre educação, infância e natureza, considerando-se o âmbito das experiências históricas e culturais do campo. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Souza Vieira, UFPel

Licenciada em Ciências Biológicas (AEP). Estudantes de Especialização em Educação Infantil (UFPel).

Caroline Terra de Oliveira, UFPel

Doutora em Educação Ambiental (FURG). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado
20-11-2020
Como Citar
SOUZA VIEIRA, A.; TERRA DE OLIVEIRA, C. O ensino de Ciências na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas na escola do campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 4, p. 81-101, 20 nov. 2020.