A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS

Authors

  • José Renato Renato Pereira Brasil Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jucieude de Lucena Evangelista Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-7921-9069
  • Albino Oliveira Nunes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. https://orcid.org/0000-0002-3585-2137
  • Luiz Carlos Aires Macedo Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425

Abstract

O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve exposição teórica sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade-(CTS) na educação e propor a utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de ciências e geografia a partir de uma concepção CTS. Para tanto, realizamos em primeiro momento um breve relato sobre o desenvolvimento do movimento CTS no mundo destacando as suas concepções acerca da importância da C&T para sociedade bem como as implicações positivas e negativas para a sociedade. Depois traçamos um breve relato sobre o movimento CTS no Brasil e seus desdobramentos no ensino de Ciências. Por último, apresentamos a nossa proposta metodológica baseado na utilização do RPG como suporte para as discussões no ensino e aprendizagem de Ciências e Geografia sobre o enfoque CTS.

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Published

18-12-2020

Issue

Section

Propostas Didáticas

How to Cite

A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 486–499, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425. Acesso em: 1 mar. 2025.