Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências

Authors

  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11206

Keywords:

Reflexão; Ciências; Problematização ambiental; Formação Docente

Abstract

Este trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo.

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Published

21-11-2019

How to Cite

Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 262–269, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11206. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206. Acesso em: 1 mar. 2025.