Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
Resumo
Este trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo.
Downloads
Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.