Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: um estudo sobre as práticas avaliativas de professores de escolas públicas do município de Pelotas, RS
Resumo
A avaliação da aprendizagem é realizada sistematicamente nas escolas para potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes, possibilitando ao professor tomar decisões e definir os caminhos a seguir melhorando o processo de ensino. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa investiga a avaliação da aprendizagem a partir das impressões de um grupo de professores da Educação Básica, que atuam no Ensino de Ciências, de escolas públicas da cidade de Pelotas, RS. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os resultados obtidos da análise de conteúdo emergiram na forma de quatro categorias, a saber: i) concepções da avaliação da aprendizagem; ii) acompanhamento do processo de aprendizagem; iii) instrumentos para avaliar e, iv) registro das informações na avaliação. Portanto, as falas apontaram que a realização de práticas avaliativas está alinhada as orientações da rede de ensino, mas a maior influência está na cultura avaliativa presente em cada contexto escolar. O que exige a necessidade de práticas avaliativas entrelaçadas pela ação-reflexão, a pluralidade e o diálogo entre os alunos e professores e demais sujeitos envolvidos.
Downloads
Copyright (c) 2024 Carla Vargas Bozzato, Rosangela Inês Matos Uhmann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.