Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: um estudo sobre as práticas avaliativas de professores de escolas públicas do município de Pelotas, RS

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem, práticas avaliativas, ensino de ciências

Resumo

A avaliação da aprendizagem é realizada sistematicamente nas escolas para potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes, possibilitando ao professor tomar decisões e definir os caminhos a seguir melhorando o processo de ensino. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa investiga a avaliação da aprendizagem a partir das impressões de um grupo de professores da Educação Básica, que atuam no Ensino de Ciências, de escolas públicas da cidade de Pelotas, RS. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os resultados obtidos da análise de conteúdo emergiram na forma de quatro categorias, a saber: i) concepções da avaliação da aprendizagem; ii) acompanhamento do processo de aprendizagem; iii) instrumentos para avaliar e, iv) registro das informações na avaliação.  Portanto, as falas apontaram que a realização de práticas avaliativas está alinhada as orientações da rede de ensino, mas a maior influência está na cultura avaliativa presente em cada contexto escolar. O que exige a necessidade de práticas avaliativas entrelaçadas pela ação-reflexão, a pluralidade e o diálogo entre os alunos e professores e demais sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Carla Vargas Bozzato, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Biologia e Ciências da Rede Pública Estadual do RS- SEDUC_RS. Bacharelo em Antropologia. Graduada na Licenciatura de Ciências Físicas e Biológicas - Habilitação Biologia. Graduada em Licenciatura de Educação Física. Graduada em Licenciatura de Pedagogia. Especialista em Didática e Metodologia Especialista em Educação com ênfase no Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Gestão Escolar. Mestre em Ciências e Matemática. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutora em Ensino de Ciências pela UFFS-Campus Cerro Largo, RS

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Atualmente é professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Química Licenciatura e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)

Publicado
19-12-2024
Como Citar
BOZZATO, C.; UHMANN, R. Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: um estudo sobre as práticas avaliativas de professores de escolas públicas do município de Pelotas, RS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 138-159, 19 dez. 2024.