O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial

Authors

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11143

Keywords:

Pibid; Formação Inicial; Educação Especial

Abstract

Ao longo da história a pessoa com deficiência vivenciou diversas situações indo da segregação até a inclusão, tendo então o acesso e a permanência garantidos legalmente. Mas destacamos, a permanência deste sujeito em sala regular é facilitada se o professor possui uma formação voltada para a discussão da heterogeneidade da sala de aula, discussão essa que deve ocorrer nos diversos espaços formativos, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Dessa forma, se pretende com esse trabalho relatar se o Pibid dos cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) vem discutido a temática educação especial com os futuros professores. Pesquisa, esta que se associa a dissertação de mestrado intitulada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza”, uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem histórico-cultural e que teve como instrumentos de construção de dados a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), bem como a aplicação de questionário e entrevistas com coordenadores e licenciandos, dados estes que foram analisados tendo em vista a Análise Textual Discursiva. Observou-se que grande parte dos pibidianos teve o contato com o aluno durante a realização das atividades do projeto, mas poucos foram os participantes desse programa que envolveram o aluno público alvo da educação especial nas atividades desenvolvidas. A partir dos dados e da visão que possuímos sobre a importância do projeto Pibid na formação inicial de professores vemos a necessidade de que a educação especial seja acrescentada também nos objetivos do programa como forma de garantia da permanecia e desenvolvimento deste aluno.

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Author Biography

  • Dulcéria Tartuci, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

    Pós-Doutorado em Educação Especial no PPGEEs-UFSCar, Doutorado (2005) e Mestrado (2001) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Graduada em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão) e dos Cursos de Pedagogia e Educação do Campo da Unidade Acadêmica Especial de Educação da da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. É Coordenadora do Curso de Letramento para Estudantes com Deficiência e do Estágio do Curso de Pedagogia e Preside a CAD da UAEE/UFG. É uma das editoras da Revista Poiésis Pedagógica da UFG. Coordenou o Subprojeto do PIBID do Curso de Pedagogia e o LIFE/UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). Tem experiência na área de Educação e Formação Docente, com ênfase em Inclusão, Educação Especial e Necessidades Educacionais Especiais; Educação Infantil e Práticas Educativas; Estágio e Formação Docente

Published

18-12-2020

How to Cite

O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 1–24, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11143. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143. Acesso em: 1 mar. 2025.