O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
Palavras-chave: Pibid; Formação Inicial; Educação Especial

Resumo

Ao longo da história a pessoa com deficiência vivenciou diversas situações indo da segregação até a inclusão, tendo então o acesso e a permanência garantidos legalmente. Mas destacamos, a permanência deste sujeito em sala regular é facilitada se o professor possui uma formação voltada para a discussão da heterogeneidade da sala de aula, discussão essa que deve ocorrer nos diversos espaços formativos, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Dessa forma, se pretende com esse trabalho relatar se o Pibid dos cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) vem discutido a temática educação especial com os futuros professores. Pesquisa, esta que se associa a dissertação de mestrado intitulada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza”, uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem histórico-cultural e que teve como instrumentos de construção de dados a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), bem como a aplicação de questionário e entrevistas com coordenadores e licenciandos, dados estes que foram analisados tendo em vista a Análise Textual Discursiva. Observou-se que grande parte dos pibidianos teve o contato com o aluno durante a realização das atividades do projeto, mas poucos foram os participantes desse programa que envolveram o aluno público alvo da educação especial nas atividades desenvolvidas. A partir dos dados e da visão que possuímos sobre a importância do projeto Pibid na formação inicial de professores vemos a necessidade de que a educação especial seja acrescentada também nos objetivos do programa como forma de garantia da permanecia e desenvolvimento deste aluno.

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Biografia do Autor

Dulcéria Tartuci, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Pós-Doutorado em Educação Especial no PPGEEs-UFSCar, Doutorado (2005) e Mestrado (2001) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Graduada em Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão) e dos Cursos de Pedagogia e Educação do Campo da Unidade Acadêmica Especial de Educação da da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. É Coordenadora do Curso de Letramento para Estudantes com Deficiência e do Estágio do Curso de Pedagogia e Preside a CAD da UAEE/UFG. É uma das editoras da Revista Poiésis Pedagógica da UFG. Coordenou o Subprojeto do PIBID do Curso de Pedagogia e o LIFE/UFG. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (NEPPEIn) e é integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP (MEC). Tem experiência na área de Educação e Formação Docente, com ênfase em Inclusão, Educação Especial e Necessidades Educacionais Especiais; Educação Infantil e Práticas Educativas; Estágio e Formação Docente

Publicado
18-12-2020
Como Citar
ADAMS, F.; TARTUCI, D. O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 1-24, 18 dez. 2020.