Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem

  • Elizangela Weber IF Farroupilha
  • João Sidinei Marostega IF Farroupilha
  • Lucilaine Goin Abitante IF Farroupilha
  • Mariele Josiane Fuchs IF Farroupilha
Palavras-chave: LEM, Experimentação, Ensino e Aprendizagem de Matemática

Resumo

O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) tem sido objeto de estudo de várias pesquisas que buscam apontar as contribuições deste espaço para o ensino e aprendizagem da matemática. Como a maioria dos estudos tem se desenvolvido na direção da importância do LEM na formação inicial e continuada de professores, buscou-se a implementação deste espaço numa Escola de Educação Básica com o objetivo de vislumbrar aspectos significativamente positivos para o ensino da matemática a partir da experimentação destes materiais e instrumentos, além de verificar como seria a receptividade da direção, professores e alunos para esta proposta. Assim, decorridos três anos da sua organização, retornou-se a escola com uma pesquisa a fim de verificar se o laboratório encontrava-se preservado e utilizado por alunos e professores, além de saber quais foram as contribuições para o ensino de matemática. E, transcendendo os objetivos do projeto, constatou-se que a experiência do LEM serviu de trampolim para uma reorganização pedagógica da escola, contemplando laboratórios para as demais áreas do conhecimento. Porém, ficou manifestada a necessidade de formação continuada, a importância de trocar experiências e conhecer materiais que são desenvolvidos e pesquisados pela comunidade acadêmica, buscando um ensino contextualizado, prazeroso e significativo para os alunos.

Publicado
24-08-2018
Como Citar
WEBER, E.; MAROSTEGA, J.; ABITANTE, L.; FUCHS, M. Implementação do Laboratório de Ensino de Matemática em Escolas de Educação Básica: repensando o processo de ensino e aprendizagem. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 2, 24 ago. 2018.