O uso do Teodolito no estudo das Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo
Resumo
O presente relato discorre acerca de uma prática pedagógica desenvolvida pelas bolsistas de um projeto de pesquisa vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Santa Rosa. A prática foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado, da mesma Instituição. Com o intuito de simplificar a compreensão da Trigonometria no Ensino Médio, são de grande valia as atividades, que envolvem situações reais e possibilitam compreender a aplicação de conceitos abstratos. No desenvolvimento desta prática de ensino, utilizou-se um Teodolito rudimentar para coletar informações, que foram tratadas matematicamente por meio de relações trigonométricas no triângulo retângulo. Esta proposta didática teve como objetivo descobrir alturas de alguns prédios do IFFar que a princípio seriam inatingíveis, porém, tendo conhecimento de algumas medidas e ângulos pode-se usar as relações trigonométricas do triângulo retângulo para solucionar o problema em questão. A proposta do uso do Teodolito no ensino da Trigonometria foi eficaz perante os objetivos traçados, uma vez que os alunos mostraram-se motivados e envolvidos com a atividade, em que o professor passou a ser somente o orientador da aprendizagem e os alunos os protagonistas desenvolvendo a autonomia na resolução de problemas matemáticos.
Downloads
Copyright (c) 2020 Andreia Belter, Júlia Gabriela Petrazzini da Silva, Kelly Gabriela Poersch, Julhane Alice Thomas Schulz, Elizangela Weber
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.