Avaliação no Ensino: um estudo de revisão na Revista Química Nova na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15102

Palavras-chave:

Avaliação, Contexto escolar, Estratégias de Ensino, Ciências

Resumo

A temática desta pesquisa está relacionada à preocupação com a avaliação no ensino na Educação Básica. Com isso, propusemos uma análise na Revista Química Nova na Escola (QNE) com o objetivo de verificar a abrangência da temática sobre avaliação nas pesquisas existentes. Tivemos por objetivo investigar a respeito da avaliação nas edições de 1997 a 2023 da Revista QNE por abordar temas importantes relacionados ao ensino de Ciências e de Química em todos os níveis da educação. Logo, reconhecemos limitações e possibilidades no entendimento de que a avaliação precisa permear junto ao caráter participativo e crítico em transformação da avaliação classificatória de resultados finais cruzando a fronteira para uma avaliação constante e processual no ensino do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kelly Karine Kreuz, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo, RS

    Graduação em Química – Licenciatura e Mestrado no Programa de Pós - Graduação em Ensino de
    Ciências – PPGEC na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo, Pós-graduação
    em Orientação Educacional pela UFFS.

  • Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS

    Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70, 1995.

BEDIN, E.; CARMINATTI, B. Estágios: alicerces teórico-científicos na avaliação reflexiva da profissão professor. 32º EDEQ (Saberes Docentes: Memórias, Narrativas e Práticas), 2012.

ESTEBAN, M. T. Pedagogia de projetos: entrelaçando o ensinar, o aprender e o avaliar à democratização do cotidiano escolar. In: ESTEBAN, M. T.; HOFFMANN, J.; SILVA, J.F. (Orgs). Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2010, p. 83 – 94.

HOFFMANN, J. O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia. In: ESTEBAN, M. T.; HOFFMANN, J.; SILVA, J.F. (Orgs). Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2010, p.47 – 58.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOCH, J. M. de P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. Revista Química Nova na Escola, Nº 12, p. 30-33, novembro 2000.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

SAUL, A. M. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de educação PUC – Campinas, Campinas, Nº 25 p. 17-24, novembro, 2008.

UHMANN, R. I. M.; ZANON, L. B. O paradigma da avaliação escolar em discussão na docência em ciências/química. 33º EDEQ (Movimento Curriculares da Educação em Química: o Permanente e o Transitório), 2013.

UHMANN, R. I. M.; ZANON, L. B. Avaliação escolar em discussão no processo constitutivo da docência. 35º EDEQ (Da Universidade à Sala de Aula: os caminhos do educador em Química), 2015.

ZANON, L. B. Ensino de Química como recontextualização de conhecimentos com um olhar às avaliações nacionais da educação básica. In: Avaliações da educação básica em debate: Ensino e matrizes de referências das avaliações em larga escala. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.

Downloads

Publicado

16-06-2025

Como Citar

KARINE KREUZ, Kelly; INÊS MATOS UHMANN, Rosangela. Avaliação no Ensino: um estudo de revisão na Revista Química Nova na Escola. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15102, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15102. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15102. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)