Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar

  • Fernanda Seidel Vorpagel
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo

A perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos.

Publicado
17-02-2019
Como Citar
SEIDEL VORPAGEL, F.; INÊS MATOS UHMANN, R. Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 3, 17 fev. 2019.