Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar

Autores

  • Fernanda Seidel Vorpagel
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710

Resumo

A perspectiva da avaliação escolar exige um entendimento da efetivação no processo de ensino de forma qualitativa. É preciso elevar a atenção ao que decorre das práticas e concepções de avaliação a priori, na intenção da reconstrução. O que impulsionou investigar em cinco Encontros Formativos as concepções e práticas de avaliação externada entre professores em formação inicial e continuada comparada às quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Para tanto, uma fundamentação teórica contribui com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Assim, na segunda parte, as quatro gerações emergem nos diálogos em que são explorados entendimentos acerca do processo de avaliar para aprender e ensinar melhor, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional. Portanto, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando se vivencia encontros formativos de problematização junto aos envolvidos.

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

Professores em Formação Discutindo a Avaliação Escolar. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10710. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10710. Acesso em: 1 mar. 2025.