Energia Solar e Ensino de Física: Projeto de Extensão e Educação do Campo no Semiárido Piauiense
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14726Palavras-chave:
Física, Ensino, Energia Solar FotovoltaicaResumo
A crescente demanda por abordagens pedagógicas que integrem teoria e prática no ensino de Física, bem como a intersecção entre ciência, tecnologia e sociedade, é fundamental para preparar os alunos para os desafios ambientais e tecnológicos do contexto educacional contemporâneo. Nesse contexto, esse estudo objetiva apresentar reflexões derivadas da experiência adquirida em um projeto de Física, desenvolvido na disciplina de mecânica, que envolveu a construção, execução e aplicação de uma maquete didática utilizando energia solar para irrigação, vinculado a um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí. O projeto foi conduzido no âmbito do curso de Licenciatura em Educação do Campo e envolveu a construção e demonstração de maquetes de SFB para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia incluiu cursos teóricos, desenvolvimento de maquetes e palestras interativas. Os resultados mostraram que a abordagem prática não só consolidou os conceitos teóricos, mas também engajou os alunos, promovendo uma compreensão mais profunda da energia solar e suas aplicações. A experiência evidenciou que a combinação de teoria e prática, aliada ao uso de tecnologias sustentáveis, pode enriquecer significativamente o processo de aprendizagem e preparar os alunos para enfrentar desafios futuros.
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