Análise comparativa do conteúdo Ácidos Carboxílicos nos livros didáticos de Química e de Ciências da Natureza adotados no Instituto Federal do Paraná — campus Palmas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14294

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo, Ácidos Graxos, Gorduras, Recursos Didáticos

Resumo

Este estudo apresenta uma análise comparativa do conteúdo de ácidos carboxílicos e temáticas, por meio da análise de conteúdo categorial de Bardin, entre os dois livros didáticos de Química selecionado pelos cursos Técnicos Integrados de Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná — campus Palmas. O objetivo foi evidenciar comparar as duas obras em relação aos conceitos de ácidos carboxílicos e suas possibilidades de contextualização temática. Durante a análise, observaram-se diferenças entre os conceitos abordados e a sua distribuição em relação aos volumes que compõem cada coleção. Destaca-se que os dois livros didáticos contemplam temáticas semelhantes em relação ao meio ambiente, saúde, alimentação e indústria química. Entretanto, são apresentadas por meio de exemplos, principalmente relacionados à motivação, sem explorar a potencialidade da contextualização em discutir a resolução de problemas atuais.

Downloads

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

MACIEL, Aline Valquiria da Silva; GOMES, Sandra Inês Adams Angnes; STADLER, João Paulo. Análise comparativa do conteúdo Ácidos Carboxílicos nos livros didáticos de Química e de Ciências da Natureza adotados no Instituto Federal do Paraná — campus Palmas. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 533–548, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14294. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14294. Acesso em: 1 abr. 2025.