Proposta de uma Tabela Periódica adaptada com vistas à acessibilidade de estudantes com deficiência visual: um recurso didático para o ensino inclusivo

  • Graziele Del Sent da Silva Instituto Federal do Paraná - campus Palmas http://orcid.org/0000-0002-1501-3520
  • João Paulo Stadler Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Educação Especial, Braille, Impressão 3D, Marcação a laser.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma proposta de adaptação da tabela periódica para estudantes com deficiência visual. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, na qual buscou-se, em anais dos eventos ENPEC e ENEQ, artigos que fossem relacionados à confecção da Tabela Periódica adaptada para esses estudantes, encontrando um total de nove artigos. Foram analisadas as limitações e potencialidades desses materiais, para que, então, fosse elaborado o material adaptado descrito no artigo, seguindo as especificações da NBR 9050. Primeiramente, foi realizada a confecção de uma tabela em acrílico com marcação em laser e escrita em Braille no formato da Tabela Periódica, mantendo o menor tamanho possível, de modo a superar uma das limitações dos modelos analisados. Como material auxiliar, foram criadas placas em Braille de cada elemento químico que complementa as informações omitidas em virtude da redução do tamanho da tabela produzida. Espera-se contribuir com a análise das características dos materiais adaptados e que o recurso aqui apresentado possa superar as limitações encontradas para que complemente o estudo da classificação periódica dos elementos e, em maior âmbito, para a inclusão dos alunos com deficiência visual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
DA SILVA, G.; STADLER, J. Proposta de uma Tabela Periódica adaptada com vistas à acessibilidade de estudantes com deficiência visual: um recurso didático para o ensino inclusivo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 409-430, 13 ago. 2022.
Seção
Propostas Didáticas