Alternativas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino de Ciências por meio de uma atividade desplugada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14251

Palavras-chave:

Computação Desplugada, Polinização

Resumo

O Ensino de Ciências é um campo em constante transformação, tendo passado por diversas mudanças decorrentes de avanços científicos e tecnológicos. Muitos desses avanços devem-se às Tecnologias Digitais (TD), e o Pensamento Computacional (PC) auxilia na compreensão de como essas tecnologias são desenvolvidas. Neste estudo, nosso objetivo principal foi descrever e analisar a implementação de uma atividade desplugada em que o PC foi aplicado para resolver um problema relacionado ao conteúdo de Ciências sobre o tema “polinização”. A atividade foi realizada no curso Pensamento Computacional para o Ensino de Ciências e está vinculada a um projeto de extensão. O curso compreendeu quatro encontros, conferindo uma certificação de 25 horas aos 12 participantes. Os resultados demonstram alternativas viáveis para o desenvolvimento do PC integrado ao Ensino de Ciências. Além da proposta inicial, mostramos ser possível adaptar essa atividade para diferentes etapas da Educação Básica e contribuir para desenvolver diversas habilidades cognitivas, sobretudo aquelas relacionadas à resolução de problemas de forma lógica e criativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Batista Fornari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2009), Administração de Empresas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (não concluído), Mestrado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Licenciatura em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020). É Servidor Técnico Administrativo em Educação (TAE), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste - Cascavel), na linha de pesquisa de Educação em Ciências.

  • Elenice Liberali Faria, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Graduada em Ciências Biológicas pela Unioeste, Servidora da Unioeste Campus Cascavel.

  • Fernanda Aparecida Meglhioratti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp, Docente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Unioeste, Campus Cascavel.

  • Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Docente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Unioeste, Campus Cascavel.

Downloads

Publicado

28-12-2024

Como Citar

FORNARI, Marcelo Batista; FARIA, Elenice Liberali; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; FERRAZ, Daniela Frigo. Alternativas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino de Ciências por meio de uma atividade desplugada. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14251, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14251. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14251. Acesso em: 10 mar. 2025.