Alternativas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino de Ciências por meio de uma atividade desplugada
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14251Palavras-chave:
Computação Desplugada, PolinizaçãoResumo
O Ensino de Ciências é um campo em constante transformação, tendo passado por diversas mudanças decorrentes de avanços científicos e tecnológicos. Muitos desses avanços devem-se às Tecnologias Digitais (TD), e o Pensamento Computacional (PC) auxilia na compreensão de como essas tecnologias são desenvolvidas. Neste estudo, nosso objetivo principal foi descrever e analisar a implementação de uma atividade desplugada em que o PC foi aplicado para resolver um problema relacionado ao conteúdo de Ciências sobre o tema “polinização”. A atividade foi realizada no curso Pensamento Computacional para o Ensino de Ciências e está vinculada a um projeto de extensão. O curso compreendeu quatro encontros, conferindo uma certificação de 25 horas aos 12 participantes. Os resultados demonstram alternativas viáveis para o desenvolvimento do PC integrado ao Ensino de Ciências. Além da proposta inicial, mostramos ser possível adaptar essa atividade para diferentes etapas da Educação Básica e contribuir para desenvolver diversas habilidades cognitivas, sobretudo aquelas relacionadas à resolução de problemas de forma lógica e criativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Batista Fornari, Elenice Liberali Faria, Fernanda Aparecida Meglhioratti, Daniela Frigo Ferraz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














