Alternativas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino de Ciências por meio de uma atividade desplugada

Palavras-chave: Computação Desplugada, Polinização

Resumo

O Ensino de Ciências é um campo em constante transformação, tendo passado por diversas mudanças decorrentes de avanços científicos e tecnológicos. Muitos desses avanços devem-se às Tecnologias Digitais (TD), e o Pensamento Computacional (PC) auxilia na compreensão de como essas tecnologias são desenvolvidas. Neste estudo, nosso objetivo principal foi descrever e analisar a implementação de uma atividade desplugada em que o PC foi aplicado para resolver um problema relacionado ao conteúdo de Ciências sobre o tema “polinização”. A atividade foi realizada no curso Pensamento Computacional para o Ensino de Ciências e está vinculada a um projeto de extensão. O curso compreendeu quatro encontros, conferindo uma certificação de 25 horas aos 12 participantes. Os resultados demonstram alternativas viáveis para o desenvolvimento do PC integrado ao Ensino de Ciências. Além da proposta inicial, mostramos ser possível adaptar essa atividade para diferentes etapas da Educação Básica e contribuir para desenvolver diversas habilidades cognitivas, sobretudo aquelas relacionadas à resolução de problemas de forma lógica e criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Batista Fornari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2009), Administração de Empresas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (não concluído), Mestrado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Licenciatura em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário (2020). É Servidor Técnico Administrativo em Educação (TAE), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, e atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste - Cascavel), na linha de pesquisa de Educação em Ciências.

Elenice Liberali Faria, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela Unioeste, Servidora da Unioeste Campus Cascavel.

Fernanda Aparecida Meglhioratti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp, Docente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Unioeste, Campus Cascavel.

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Docente do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Unioeste, Campus Cascavel.

Publicado
28-12-2024
Como Citar
FORNARI, M.; FARIA, E.; MEGLHIORATTI, F.; FERRAZ, D. Alternativas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino de Ciências por meio de uma atividade desplugada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 8, n. 1, p. e14251, 28 dez. 2024.