Vacinação em pauta: o estado do conhecimento de pesquisas voltadas ao ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14339Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Vacinas, Estado do ConhecimentoResumo
Trata-se de uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento, com o objetivo de desvelar questões que emergem de pesquisas científicas da área de ensino no que se refere à temática vacinação. A pesquisa realizou um levantamento de artigos publicados em periódicos dos estratos A1, A2 e B1 do Qualis/Capes (quadriênio 2013-2016) da área de Ensino. Foram encontrados 32 artigos distribuídos em 12 periódicos. Os resultados apontam que as pesquisas científicas da área de ensino relacionadas à temática vacinação foram publicadas predominantemente em periódicos classificados no estrato A1, com concentração de publicações em 2021, sendo grande parte das pesquisas classificadas como pesquisas empíricas com análise qualitativa. Quanto ao arcabouço teórico que embasou a maioria das pesquisas este foi associado a linha de pesquisa “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente/Letramento científico/Alfabetização Científica”. Em relação à temática relativa à vacinação, foi predominante a categoria “Tipos de doença”, com artigos que enfatizavam a Covid-19. A pesquisa indicou um aumento de publicações a respeito da vacinação no período pandêmico, indicando como temas com relevância social em determinados contextos históricos impactam no interesse de pesquisa em diferentes áreas científicas.