Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: um panorama acerca das pesquisas no Brasil

Palavras-chave: Educação Básica, conceitos estatísticos, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das publicações científicas sobre o ensino de Estatística no Ensino Fundamental, em nível brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o método de Revisão Sistemática de Literatura. Os dados obtidos a partir da seleção de vinte e quatro trabalhos, coletados no segundo semestre de 2022, no Catálogo de Teses e Dissertações, mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, apontam a distribuição deu-se entre os anos de 2009 a 2022, com maior concentração em 2013. Quanto à região identificou-se que no Sul apresentou maior número de pesquisas; com relação ao curso de pós-graduação, foram verificados trabalhos em maior número no Mestrado Profissional. Com respeito a linha de pesquisa, verificou-se as linhas de formação continuada de professores e ensino. Constatou-se que o conceito mais abordado foi o de gráficos, em todos os trabalhos, seguido do conceito de tabela, logo depois, de média. Por fim, observamos que o conhecimento estatístico ajudam no desenvolvimento da criticidade e da cidadania, pois ajudam a analisar situações, índices de custo vida, escolher amostras e, dessa forma, tomar decisões nas mais diversas situações do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado (FURG - 2022), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFN - 2021), Licenciatura em Matemática (Unipampa - 2017) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela (Unipampa - 2015).

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

Integrante do Banco de avaliadores (BASIs), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e do banco de avaliadores dos Programas de Pós-Graduação, da CAPES. Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito CAPES 7), Especialização em Psicologia (UESP - Rússia - 2016), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF - 2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFN - 2006), Especialização em Ensino de Matemática (UFN - 1988) e graduação em Matemática (UFN - 1986). Atualmente trabalha como: Professora Adjunto III no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT) e diversos cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN). Professora colaboradora no PGIE/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação). Atuou como docente na Educação Básica Pública do Estado do Rio Grande do Sul por 25 anos. Integra, como Pesquisadora, o Grupo de Pesquisa em ensino de Ciências e Matemática (GPECIM) e como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em TIC na Educação (GEPTIC), em diversos temas e linhas de pesquisa como: formação de professores em ensino de Ciências e Matemática; ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; ambientes informatizados e ensino a distância; formação docente no contexto das tecnologias digitais e cultura digital; Tecnologia e cognição; educação mediada por tecnologias digitais; educação a distância; tutoria na EaD; TIC na educação; Tecnologias digitais na Educação; Informática na Educação; Informação, Tecnologia, Inovação e Memética.

Publicado
19-12-2024
Como Citar
SANTOS, P.; BULEGON, A. Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: um panorama acerca das pesquisas no Brasil. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 79-95, 19 dez. 2024.