Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: um panorama acerca das pesquisas no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta uma análise das publicações científicas sobre o ensino de Estatística no Ensino Fundamental, em nível brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o método de Revisão Sistemática de Literatura. Os dados obtidos a partir da seleção de vinte e quatro trabalhos, coletados no segundo semestre de 2022, no Catálogo de Teses e Dissertações, mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, apontam a distribuição deu-se entre os anos de 2009 a 2022, com maior concentração em 2013. Quanto à região identificou-se que no Sul apresentou maior número de pesquisas; com relação ao curso de pós-graduação, foram verificados trabalhos em maior número no Mestrado Profissional. Com respeito a linha de pesquisa, verificou-se as linhas de formação continuada de professores e ensino. Constatou-se que o conceito mais abordado foi o de gráficos, em todos os trabalhos, seguido do conceito de tabela, logo depois, de média. Por fim, observamos que o conhecimento estatístico ajudam no desenvolvimento da criticidade e da cidadania, pois ajudam a analisar situações, índices de custo vida, escolher amostras e, dessa forma, tomar decisões nas mais diversas situações do cotidiano.
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Copyright (c) 2024 Paola Aquino dos Santos, Ana Marli Bulegon
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