Impactos de um projeto de extensão na formação docente em Física: O LABIDEX e a política de extensão na UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14075

Palavras-chave:

extensão universitária, licenciatura em física, permanência e sucesso estudantil

Resumo

 No Brasil, a extensão universitária tem raízes no começo do século 20, embora tenha sido institucionalizada apenas na década de 1930. Apresentamos seu histórico, que evoluiu de uma concepção assistencialista e positivista para, na última abertura democrática, uma extensão emancipatória. As idas e vindas políticas brasileiras influenciaram a extensão universitária, culminando, em 2018, com a implementação da curricularização da extensão, que prevê que os cursos de graduação tenham, em sua matriz, ao menos 10% da carga horária dedicada ao desenvolvimento de ações extensionistas. Na UFSC, um dos projetos de extensão mais longevos, o Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Exploração (Labidex), tem sido parte fundamental da formação de professores de Física. Em entrevistas semi-estruturadas, um grupo de egressos que atuam na educação básica indicou suas percepções acerca da influência do projeto em suas formações e nas formações que propiciam aos seus atuais estudantes. Como resultado, é possível inferir a potência de atividades de extensão como o Labidex para a permanência e sucesso estudantil e a multiplicação do apreço à ciência em alunos da educação básica.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

CORRÊA, Tuane Martins; LEONEL, André Ary; CORDEIRO, Marinês Domingues. Impactos de um projeto de extensão na formação docente em Física: O LABIDEX e a política de extensão na UFSC. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 177–199, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14075. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14075. Acesso em: 9 mar. 2025.