Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11173

Palavras-chave:

Educação Especial, Docência compartilhada, ; Ensino de Física inclusivo

Resumo

A Educação Especial é uma área que vem sendo discutida há vários anos no Brasil e o presente trabalho procura contribuir com tais discussões ao analisar a inclusão no ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal. Assume-se aqui o objetivo de compreender como a docência compartilhada acontece entre os professores de Física e os professores da Educação Especial. O campo de pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, onde professores de Física e de Educação Especial foram questionados acerca de como acontece à docência compartilhada entre eles. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para a análise das asserções dos professores. Como fundamentação teórica foi realizada uma contextualização sobre Educação Especial no Brasil, e como o Colégio de Aplicação buscou se aperfeiçoar para que os alunos pudessem ser atendidos de forma adequada. Com as asserções nos questionários percebeu-se que o trabalho conjunto entre os professores está em processo, que existe uma preocupação em fazer o que for do alcance para que os alunos possam ser atendidos de maneira adequada.

Downloads

Biografia do Autor

  • Alessandra Peixe, UFSC

    Licenciada em Física pela UNiversidade Federal de Santa Catarina, com experiência em Ensino de Física na Educação Básica.

  • André Ary Leonel, UFSC

    Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM; e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

Downloads

Publicado

24-08-2020

Como Citar

PEIXE, Alessandra; LEONEL, André Ary. Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 64–85, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11173. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11173. Acesso em: 4 abr. 2025.