Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial

Palavras-chave: Educação Especial, Docência compartilhada, ; Ensino de Física inclusivo

Resumo

A Educação Especial é uma área que vem sendo discutida há vários anos no Brasil e o presente trabalho procura contribuir com tais discussões ao analisar a inclusão no ensino de Física em turmas com alunos do público alvo da Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal. Assume-se aqui o objetivo de compreender como a docência compartilhada acontece entre os professores de Física e os professores da Educação Especial. O campo de pesquisa é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal, onde professores de Física e de Educação Especial foram questionados acerca de como acontece à docência compartilhada entre eles. Optou-se pela metodologia de análise de conteúdo para a análise das asserções dos professores. Como fundamentação teórica foi realizada uma contextualização sobre Educação Especial no Brasil, e como o Colégio de Aplicação buscou se aperfeiçoar para que os alunos pudessem ser atendidos de forma adequada. Com as asserções nos questionários percebeu-se que o trabalho conjunto entre os professores está em processo, que existe uma preocupação em fazer o que for do alcance para que os alunos possam ser atendidos de maneira adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Peixe, UFSC

Licenciada em Física pela UNiversidade Federal de Santa Catarina, com experiência em Ensino de Física na Educação Básica.

André Ary Leonel, UFSC

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM; e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

Publicado
24-08-2020
Como Citar
PEIXE, A.; LEONEL, A. Ensino de Física e Educação Especial: análise da interação entre professores de Físicas e professores da Educação Especial. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 64-85, 24 ago. 2020.