Reflexões sobre o Ensino de Física e a Educação em Direitos Humanos: Possibilidades e Desafios

Palavras-chave: ensino de física, educação em direitos humanos, cidadania

Resumo

O estudo em questão apresenta um recorte de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Física, onde são abordadas reflexões acerca de um Ensino de Física em busca de uma formação plena dos estudantes e do professor, de modo que promova, por meio de conteúdos científicos, a problematização de questões que permeiam a nossa sociedade, buscando então a formação desses indivíduos como sujeitos de direitos, que saibam defender, garantir e reparar os direitos humanos. Visando pontuar as possibilidades e desafios de uma aproximação entre o Ensino de Física e a Educação em Direitos Humanos, foi elaborada uma sequência didática, que aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio público, possibilitou estabelecer que o ensino de ciências que esteja despreocupado com a formação cidadã, está longe de desenvolver aspectos necessários para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. No entanto, ao caminhar na direção de um ensino em uma perspectiva da Educação em Direitos Humanos, os entraves educacionais, moldados para o insucesso da educação como mecanismo para a formação cidadã, se mostraram resistentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola dos Santos Balestieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Física da Universidade Federal de Santa Catarina com Iniciação Científica na área de formação de professores de ciência para a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação e curricularização dos Direitos Humanos. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, na linha de pesquisa em formação de professores.

André Ary Leonel, UFSC

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor pesquisador no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica desta mesma instituição. Foi professor visitante na City University of New York (CUNY) (2021-2022) pelo Programa CAPES/PRINT-UFSC. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC e do projeto Conexão Escola Mundo da UFSC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Formação de professores, com interesse nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Cultura Hacker; Alfabetização Científica e Técnica; Educação em Direitos Humanos; e Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica.

Publicado
16-03-2022
Como Citar
DOS SANTOS BALESTIERI, P.; LEONEL, A. Reflexões sobre o Ensino de Física e a Educação em Direitos Humanos: Possibilidades e Desafios. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 337-353, 16 mar. 2022.