Um levantamento de Experimentos para integrar Ciência dos Materiais ao ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14010Palavras-chave:
Ciência dos Materiais, Ensino de Física, Experimento, Laboratório de Física, RevisãoResumo
Este artigo explora experimentos relacionados à Ciência dos Materiais e suas aplicações no ensino de Física. O objetivo é fornecer aos professores meios de ilustrar conceitos fundamentais, como propriedades elétricas e magnéticas, estrutura cristalina, deformação plástica e fratura, e propriedades ópticas, entre outros, oferecendo opções para integrar a Ciência dos Materiais no currículo. A inclusão desses experimentos no ensino de Física pode melhorar a compreensão dos conceitos abstratos pelos alunos e promover o desenvolvimento de habilidades práticas usando metodologias ativas, como a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) ou Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), por exemplo. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, realizada por meio de busca em repositórios, como Google Scholar. Foram selecionados 10 experimentos que variaram de atividades simples de laboratório a projetos mais complexos, envolvendo a construção de dispositivos eletrônicos ou instrumentos de medição. Concluímos que a utilização desses experimentos pode ser um recurso didático valioso para aprimorar o ensino de Física, incentivando uma abordagem mais prática, contextualizada e interdisciplinar.