O uso do Jogo Qi-Memo como estratégia para a aprendizagem da Tabela Periódica

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais, Gamificação, Ensino de Química, Tabela Periódica

Resumo

A tabela periódica desempenha um papel fundamental no conhecimento das características individuais e coletivas dos elementos químicos, sendo essencial para a compreensão de conceitos avançados na disciplina de química no ensino médio. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital destinado ao ensino dos conceitos da tabela periódica, direcionado a cinquenta alunos do ensino médio. A metodologia empregada incluiu a utilização de um questionário diagnóstico e avaliações pré e pós-jogo para mensurar a motivação e o progresso da aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram uma melhora significativa, tanto na motivação, quanto no desempenho dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-06-2024
Como Citar
PORTO, B.; DIAS, D.; BATTESTIN, V. O uso do Jogo Qi-Memo como estratégia para a aprendizagem da Tabela Periódica. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 1, p. 576-590, 7 jun. 2024.
Seção
Relatos de Experiências