O uso do Jogo Qi-Memo como estratégia para a aprendizagem da Tabela Periódica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13834

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Gamificação, Ensino de Química, Tabela Periódica

Resumo

A tabela periódica desempenha um papel fundamental no conhecimento das características individuais e coletivas dos elementos químicos, sendo essencial para a compreensão de conceitos avançados na disciplina de química no ensino médio. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital destinado ao ensino dos conceitos da tabela periódica, direcionado a cinquenta alunos do ensino médio. A metodologia empregada incluiu a utilização de um questionário diagnóstico e avaliações pré e pós-jogo para mensurar a motivação e o progresso da aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram uma melhora significativa, tanto na motivação, quanto no desempenho dos estudantes.

Downloads

Downloads

Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PORTO, Bruno; DIAS, Dainer Marçal; BATTESTIN, Vanessa. O uso do Jogo Qi-Memo como estratégia para a aprendizagem da Tabela Periódica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 576–590, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13834. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13834. Acesso em: 29 mar. 2025.