Transposição didática de método de tratamento de água com carvão ativado para separação de estradiol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13832

Palavras-chave:

Transposição didática, Adsorção, Carvão Ativado

Resumo

Esta produção refere-se a uma proposta para ensino de Química, viabilizado por meio de uma sequência didática (SD), que envolve o Carbo activatus como método de adsorção, proporcionado remoção de disruptores endócrinos - os hormônios femininos 17β-estradiol e 17α- etinilestradiol, presentes em águas residuárias. A detecção de disruptores endócrinos tem se tornado cada vez mais evidente em pesquisas relacionadas à água, aumentando o interesse em conhecer os efeitos destas substâncias em organismos vivos e a modos de realizar o tratamento destes no meio. Os estudos atuais relacionados aos disruptores mostram a presença destes em meio aquoso, e já cogitam a possibilidade, mesmo que em pequenas quantidades, de interferir tanto na saúde da fauna aquática quanto na humana. Os dados para construção da proposta de sequência didática foram estabelecidos em pesquisa realizada no ano de 2017, culminando na proposta elaborada em 2023 e apresentada neste artigo. Sendo assim, considera-se o processo de transposição didática a possibilidade do saber científico ser problematizado em saber ensinado, tomando-se por base métodos e técnicas de pesquisa e dados técnicos analíticos.

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Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Transposição didática de método de tratamento de água com carvão ativado para separação de estradiol. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 604–619, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13832. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13832. Acesso em: 1 mar. 2025.

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