Termoquímica na perspectiva CTSA para o ensino de química por meio das TIC
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11905Palavras-chave:
Ensino de química, Pandemia COVID-19, Tecnologias da Informação e Comunicação TICResumo
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de ensino investigativo de termoquímica na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), cujo desenvolvimento se deu por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diversos canais de comunicação que viabilizaram a aprendizagem remota. Tais ferramentas digitais possibilitaram o ensino durante o isolamento social ocasionado pela pandemia COVID-19 e suspensão de atividades presenciais nas escolas. As aulas contaram com a participação de dois grupos de alunos matriculados no segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Colíder, Mato Grosso. As atividades síncronas foram divididas em três momentos didáticos de duas horas cada, nas quais os participantes foram motivados ao questionamento visando a construção da argumentação crítica. Observamos a sensibilização quanto aos conceitos estudados de termoquímica associados as calorias, alimentação saudável e hábitos alimentares, com um olhar especial durante esse período de isolamento.