Smartphones no Ensino de Física: elementos para escolha de aplicativos para atividades experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13795

Palavras-chave:

smartphones, ensino de física, atividades experimentais

Resumo

Atividades experimentais são, reconhecidamente, elementos importantes para a aprendizagem da Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior. No entanto, as escolas de educação básica, em geral, não possuem estrutura física, na forma de equipamentos e espaços adequados, para a execução de experimentos e demonstrações. Uma alternativa para contornar esse obstáculo é o uso de aplicativos para smartphones que registrem e permitam analisar dados tanto de experiências simuladas quanto reais. Visando a oferta razoável de aplicativos disponíveis, o objetivo deste trabalho é promover a discussão teórica a respeito de alguns elementos a serem considerados na escolha dos mesmos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por oferecer uma visão abrangente do tema. A busca por artigos foi feita no Google Acadêmico, usando palavras-chave específicas e abrangendo o período de 2009 a 2021. Dezesseis artigos foram selecionados e analisados criticamente, resultando nos seguintes temas: referencial teórico, gamificação, usabilidade e trabalho colaborativo. Esperamos que estes temas auxiliem os professores a selecionar aplicativos para tornar as atividades experimentais mais significativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

Smartphones no Ensino de Física: elementos para escolha de aplicativos para atividades experimentais. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 512–532, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13795. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13795. Acesso em: 3 mar. 2025.