Dificuldades vivenciadas no estudo da Genética e associação do conhecimento com o cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13774

Palavras-chave:

Biologia, Ensino-aprendizagem, Ensino de Genética

Resumo

A Genética é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação das características, a fim de compreender a transmissão da herança ao longo das gerações, sendo de fundamental importância o seu conhecimento. A presente pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades vivenciadas no estudo da Genética por alunos de Ciências Biológicas e compreender a associação dessa área com o cotidiano. Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo quali-quantitativa com 40 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará / Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário e, com base nesses, elaborados gráficos, tabela, e nuvens de palavras. Pelos resultados fica claro o quanto o estudo da Genética é permeado por desafios e dificuldades, o que pode comprometer o aprendizado dos alunos, bem como, a associação de seus conhecimentos com o cotidiano. Dessa forma, é de fundamental importância o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam o ensino, favorecendo a compreensão dos temas trabalhados e melhorando o desempenho dos alunos durante o curso e em sua atuação profissional.

Downloads

Downloads

Publicado

07-06-2024

Como Citar

ARAÚJO, Mateus Lavor; MATOS, Renata Fernandes de. Dificuldades vivenciadas no estudo da Genética e associação do conhecimento com o cotidiano. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 491–511, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13774. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13774. Acesso em: 29 mar. 2025.