Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: perspectivas históricas e práticas

Autores

  • Lauren Linck Nilson Maldaner
  • Noemi Boer
  • Cleci T. Werner da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13658

Palavras-chave:

Alfabetização científica/Letramento científico, Base Nacional Comum Curricular, Educação em Ciências

Resumo

No presente artigo objetiva-se buscar argumentos para fortalecer a discussão relativa ao ensino de Ciências nos anos iniciais. Trata-se de um estudo de revisão acerca de como o ensino de Ciências se delineou no país, especialmente a partir da segunda metade do século XX até a efetivação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017. Na discussão do estudo, retomam-se o letramento científico e o processo investigativo como estratégias de aprendizagem em Ciências, com breves explicações a respeito do Ciclo Investigativo. Defende-se que o ensino de Ciências deve ser capaz de contextualizar os conteúdos conceituais da realidade na qual cada escola se insere, buscando a compreensão e a aprendizagem de conhecimentos científicos, valorizando a vivência de todos os que compõem o universo escolar.

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: perspectivas históricas e práticas. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 8–26, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13658. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13658. Acesso em: 4 mar. 2025.