Análise das Questões do ENEM relativas aos Biomas Brasileiros no Período 2015-2019

Autores

  • Cláudia Rigoli Schneider Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
  • Noemi Boer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12567

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, BNCC, Competências e habilidades

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado da primeira autora e tem por objetivo analisar as questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período 2015-2019. Considerando-se a extensão do conteúdo, elegeu-se, para análise, as questões relativas aos biomas brasileiros da prova de Biologia e se constatou que, no período analisado, conhecimentos de Ecologia foram frequentes nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas questões relacionadas aos biomas brasileiros são praticamente inexistentes. Com base nessa preocupante evidência, pode-se inferir que o tema sobre biomas brasileiros é considerado conteúdo secundário nas avaliações do ENEM, o que pode afetar o ensino de Biologia nas escolas do país, tendo em vista que os conteúdos eleitos no exame são, geralmente, referência ao planejamento didático-pedagógico dos professores.

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

SCHNEIDER, Cláudia Rigoli; SCHEID, Neusa Maria John; BOER, Noemi. Análise das Questões do ENEM relativas aos Biomas Brasileiros no Período 2015-2019. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 160–182, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12567. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12567. Acesso em: 10 mar. 2025.