Análise das Questões do ENEM relativas aos Biomas Brasileiros no Período 2015-2019

  • Cláudia Rigoli Schneider Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
  • Noemi Boer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
Palavras-chave: Ensino de Biologia, BNCC, Competências e habilidades

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado da primeira autora e tem por objetivo analisar as questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período 2015-2019. Considerando-se a extensão do conteúdo, elegeu-se, para análise, as questões relativas aos biomas brasileiros da prova de Biologia e se constatou que, no período analisado, conhecimentos de Ecologia foram frequentes nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mas questões relacionadas aos biomas brasileiros são praticamente inexistentes. Com base nessa preocupante evidência, pode-se inferir que o tema sobre biomas brasileiros é considerado conteúdo secundário nas avaliações do ENEM, o que pode afetar o ensino de Biologia nas escolas do país, tendo em vista que os conteúdos eleitos no exame são, geralmente, referência ao planejamento didático-pedagógico dos professores.

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Publicado
20-08-2021
Como Citar
SCHNEIDER, C.; SCHEID, N.; BOER, N. Análise das Questões do ENEM relativas aos Biomas Brasileiros no Período 2015-2019. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 160-182, 20 ago. 2021.