Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica

Autores

  • Pablo João Canal da Costa Universidade de Passo Fundo – UPF
  • Bianca Possel Universidade de Passo Fundo – UPF
  • Armando Foscarin Universidade de Passo Fundo – UPF
  • Cleci T. Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo – UPF

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12563

Palavras-chave:

Ciência e Pseudociência, Argumentação, Ensino de Ciências

Resumo

A pandemia causada pelo coronavírus, durante o ano de 2020, explicitou um problema nas redes: a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, informações incorretas e argumentos falaciosos que tentaram minar a opinião pública. Tais argumentos constituem-se muitas vezes como informações pseudocientíficas, ou seja, que apesar de não possuírem validade, tentam passar-se por cientificamente aceitos, bem como argumentos anticientíficos, que simplesmente negam toda à razão e bom senso visando atacar a ciência. Partindo deste contexto, é possível que o estudo de lógica argumentativa voltado à Alfabetização Científica entre os jovens, possa ser um recurso para preparar os jovens criticamente para o contato com a desinformação, ou seja, para torná-los alfabetizados cientificamente. Buscando-se discutir esse tema, o presente artigo apresenta na forma de um ensaio aspectos bibliográficos que possam estabelecer um diálogo entre a alfabetização científica e a lógica filosófica. A partir das reflexões decorrentes desse estudo, considera-se que a lógica argumentativa possa vir a colaborar com o processo de alfabetização científica em jovens e crianças, ajudando a desenvolver pensamento crítico e reflexivo frente às artimanhas pseudocientíficas tão disseminadas na contemporaneidade.

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Publicado

20-08-2021

Como Citar

DA COSTA, Pablo João Canal; POSSEL, Bianca; FOSCARIN, Armando; DA ROSA, Cleci T. Werner. Desenvolvimento do pensamento crítico por meio do estudo de lógica argumentativa na alfabetização científica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 123–139, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12563. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12563. Acesso em: 19 abr. 2025.