(In) visibilidades do desmatamento na Amazônia: um exercício de apreensão dos fatos e dos atos em contextos de ensino
Resumo
Os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas têm o desmatamento como uma das principais causas da devastação da Amazônia. Neste artigo tratamos do desenvolvimento da estratégia didática Iceberg para a discussão do desmatamento na/da Amazônia. A pesquisa-formação, de natureza qualitativa foi realizada com estudantes de licenciatura. Os esquemas do Iceberg relativos ao desmatamento e as manifestações dos estudantes referentes a estes esquemas, foram analisados pelo método da análise de conteúdo, mais precisamente a técnica da análise de enunciação. Os resultados evidenciam (in)visibilidades sobre o desmatamento que a feitura do Iceberg lançou luz. Os estudantes ao exporem suas produções coletivas indicam que apreenderam as múltiplas causas e consequências relativas ao desmatamento. A prática educativa em questão, baseada na comunicação e no diálogo, mostrou-se importante na formação de professores de ciências, por promover uma visão integrada do cenário amazônico, especificamente o desmatamento na/da Amazônia.
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Copyright (c) 2024 Ivone dos Santos Siqueira, Elinete Oliveira Raposo, Nadia Magalhães da Silva Freitas
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