(In) visibilidades do desmatamento na Amazônia: um exercício de apreensão dos fatos e dos atos em contextos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13627

Palavras-chave:

Desmatamento, Amazônia, Questões socioambientais, Pesquisa - formação

Resumo

Os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas têm o desmatamento como uma das principais causas da devastação da Amazônia. Neste artigo tratamos do desenvolvimento da estratégia didática Iceberg para a discussão do desmatamento na/da Amazônia. A pesquisa-formação, de natureza qualitativa foi realizada com estudantes de licenciatura. Os esquemas do Iceberg relativos ao desmatamento e as manifestações dos estudantes referentes a estes esquemas, foram analisados pelo método da análise de conteúdo, mais precisamente a técnica da análise de enunciação. Os resultados evidenciam (in)visibilidades sobre o desmatamento que a feitura do Iceberg lançou luz. Os estudantes ao exporem suas produções coletivas indicam que apreenderam as múltiplas causas e consequências relativas ao desmatamento. A prática educativa em questão, baseada na comunicação e no diálogo, mostrou-se importante na formação de professores de ciências, por promover uma visão integrada do cenário amazônico, especificamente o desmatamento na/da Amazônia.

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

SIQUEIRA, Ivone dos Santos; RAPOSO, Elinete Oliveira; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. (In) visibilidades do desmatamento na Amazônia: um exercício de apreensão dos fatos e dos atos em contextos de ensino. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 470–490, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13627. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13627. Acesso em: 29 mar. 2025.