Divulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13600

Palavras-chave:

estágio supervisionado, divulgação científica, Ensino de Ciências

Resumo

Paira sobre o estágio supervisionado a expectativa de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e de entender como tais conhecimentos reverberam na prática. No contexto dos cursos de licenciatura, o estágio costuma ser um dos primeiros momentos de troca ativa entre licenciando(a)s e escolas. Assim, este trabalho apresenta um relato sobre a criação de um site e de um canal no YouTube tendo em vista a divulgação científica dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, escola-campo da disciplina de Estágio III de licenciando(a)s em Química da UFSC - Campus Blumenau em 2020, no contexto de pandemia. A concretização de ferramentas de divulgação científica mobilizou muitos estudos e aprendizados, sobretudo com as pesquisas para a contextualização de conceitos químicos e com o aprimoramento das linguagens para que estivessem acessíveis ao público, as quais permanecem disponíveis online e podem ainda ser aproveitadas em contextos educativos presenciais ou em programas de Ensino à Distância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Igor Vinícius de França, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Licenciatura em Química (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Blumenau e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados - PPGNPMat. Durante a graduação, participou de projetos e atividades no Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação - LabCTI (Blumenau/SC). Atualmente, é membro do Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação - LSARCC (Blumenau/SC), do qual desenvolveu projeto como bolsista do PIBIC do CNPq durante o período de 2017/2018, 2018/2019 e 2020/2021.

  • Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de São João Del Rei

    Docente do quadro permanente da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei. Atua no Departamento de Ciências Naturais. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como docente do quadro permanente da UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência e no grupo de Pesquisa Co(m)textos. Tem experiência na área de Ensino de Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PINHEIRO, Eduarda Boing; FRANÇA, Igor Vinícius de; FARIA, Fernanda Luiza de. Divulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionado. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 563–575, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13600. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600. Acesso em: 12 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)