Divulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionado

Palavras-chave: estágio supervisionado, divulgação científica, Ensino de Ciências

Resumo

Paira sobre o estágio supervisionado a expectativa de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e de entender como tais conhecimentos reverberam na prática. No contexto dos cursos de licenciatura, o estágio costuma ser um dos primeiros momentos de troca ativa entre licenciando(a)s e escolas. Assim, este trabalho apresenta um relato sobre a criação de um site e de um canal no YouTube tendo em vista a divulgação científica dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, escola-campo da disciplina de Estágio III de licenciando(a)s em Química da UFSC - Campus Blumenau em 2020, no contexto de pandemia. A concretização de ferramentas de divulgação científica mobilizou muitos estudos e aprendizados, sobretudo com as pesquisas para a contextualização de conceitos químicos e com o aprimoramento das linguagens para que estivessem acessíveis ao público, as quais permanecem disponíveis online e podem ainda ser aproveitadas em contextos educativos presenciais ou em programas de Ensino à Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Vinícius de França, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Química (2021) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Blumenau e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados - PPGNPMat. Durante a graduação, participou de projetos e atividades no Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação - LabCTI (Blumenau/SC). Atualmente, é membro do Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação - LSARCC (Blumenau/SC), do qual desenvolveu projeto como bolsista do PIBIC do CNPq durante o período de 2017/2018, 2018/2019 e 2020/2021.

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de São João Del Rei

Docente do quadro permanente da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei. Atua no Departamento de Ciências Naturais. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como docente do quadro permanente da UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência e no grupo de Pesquisa Co(m)textos. Tem experiência na área de Ensino de Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Publicado
07-06-2024
Como Citar
PINHEIRO, E.; FRANÇA, I.; FARIA, F. Divulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionado. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 1, p. 563-575, 7 jun. 2024.
Seção
Relatos de Experiências