A Química Têxtil e o Estudo de Caso: construindo recursos didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13879

Palavras-chave:

material didático, ensino de química, abordagem temática

Resumo

Neste estudo são apresentadas abordagens temáticas na área de Química Têxtil a partir de Estudo de Caso com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes a respeito da importância da Química na sociedade. Foram produzidos três casos investigativos acompanhados dos guias de resolução para auxiliar o docente na implementação do recurso didático em aulas de Química na Educação Básica e adaptado para o Ensino Superior. Os casos versam sobre a composição dos tecidos utilizados em camisas esportivas e roupas íntimas, discutindo a sua natureza química a partir de conteúdos como ligações químicas, funções orgânicas e polaridade. O material foi desenvolvido em uma plataforma interativa para que os estudantes e o docente possam acessá-los digitalmente. Como possibilidades futuras considera-se que novos trabalhos possam ser publicados com os resultados das aplicações dos casos por professores da educação básica, bem como a validação de docentes frente ao material didático elaborado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

VICENTE, Wendhy Carolina; FARIA, Fernanda Luiza de; BRONDANI, Patrícia Bulegon; AGUIAR, Catia Rosana Lange de. A Química Têxtil e o Estudo de Caso: construindo recursos didáticos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 620–635, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13879. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13879. Acesso em: 12 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)