A Química Têxtil e o Estudo de Caso: construindo recursos didáticos
Resumo
Neste estudo são apresentadas abordagens temáticas na área de Química Têxtil a partir de Estudo de Caso com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes a respeito da importância da Química na sociedade. Foram produzidos três casos investigativos acompanhados dos guias de resolução para auxiliar o docente na implementação do recurso didático em aulas de Química na Educação Básica e adaptado para o Ensino Superior. Os casos versam sobre a composição dos tecidos utilizados em camisas esportivas e roupas íntimas, discutindo a sua natureza química a partir de conteúdos como ligações químicas, funções orgânicas e polaridade. O material foi desenvolvido em uma plataforma interativa para que os estudantes e o docente possam acessá-los digitalmente. Como possibilidades futuras considera-se que novos trabalhos possam ser publicados com os resultados das aplicações dos casos por professores da educação básica, bem como a validação de docentes frente ao material didático elaborado.
Downloads
Copyright (c) 2024 Wendhy Carolina Vicente, Patrícia Bulegon Brondani, Fernanda Luiza de Faria, Catia Rosana Lange de Aguiar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.