Estratégias para o ensino de Biologia em contexto de Estágio Supervisionado durante o Ensino Remoto Emergencial

  • Francieli Peter da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francele de Abreu Carlan Universidade Federal de Pelotas
  • Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino Médio, Formação de Professores

Resumo

Diante do contexto de isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID-19, e de modo a evitar a suspensão total das atividades escolares, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) passou a ser adotado. Os professores brasileiros depararam-se com os desafios de mediar a aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para além dos docentes em atuação, os efeitos do ensino remoto recaíram também sob os acadêmicos em formação inicial. Licenciandos em período de Estágio Supervisionado Obrigatório precisaram adequar suas práticas pedagógicas e elaborar estratégias de ensino apoiadas nas TDICs. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar as implicações que ensinar utilizando diferentes estratégias pedagógicas apoiadas nas TDICs promoveram durante o estágio de regência na modalidade remota em uma turma de 2º ano do Ensino Médio Noturno. Observou-se que, por mais que se tenha produzido diferentes estratégias de ensino, com o intuito de oportunizar o desenvolvimento de múltiplas habilidades pelos estudantes, aquelas com características mais tradicionais resultaram em maior interesse dos alunos. Sendo assim, a realização do estágio no formato remoto suscitou a investigação e a reflexão sobre os impactos do ERE na aprendizagem e no trabalho docente.

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Publicado
18-05-2023
Como Citar
PETER DA SILVEIRA, F.; DE ABREU CARLAN, F.; DE CÁSSIA MOREM CÓSSIO RODRIGUEZ, R. Estratégias para o ensino de Biologia em contexto de Estágio Supervisionado durante o Ensino Remoto Emergencial. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 443-462, 18 maio 2023.