A prática pedagógica de professores de Ciências: investigação com o 9º ano do Ensino Fundamental na cidade de Canguçu – RS

Palavras-chave: Formação Inicial e Continuada de Professores, Estratégias de Ensino, 9º ano do ensino fundamental, Ensino de Ciências, Prática Pedagógica

Resumo

O perfil do professor do século XXI implica na construção de uma identidade profissional receptiva a mudanças. Ser professor passa a ter um caráter dinâmico, reflexivo e interdisciplinar. A disciplina de Ciências, nas séries finais do ensino fundamental, por exemplo, teve o propósito inicial de desenvolver em conjunto as diversas áreas das Ciências Naturais: Química, Física, Biologia e Geociências (HAIDAR; TANURI, 2001), no entanto, o trabalho em conjunto dessas disciplinas não tem obtido êxito. Logo, o presente artigo teve como objetivo investigar as dificuldades e desafios encontrados por professores de Ciências, com formação em Ciências Biológicas, para trabalhar os conceitos químicos e físicos concentrados no 9º ano do ensino fundamental antes da implantação da Base Nacional Comum Curricular em 2020. Os sujeitos da pesquisa foram 04 docentes do município de Canguçu-RS; como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram, segundo a visão dos professores de Ciências entrevistados, que suas dificuldades recaem, principalmente, sobre as deficiências na formação inicial. Estes, responsabilizaram seus cursos de Licenciatura por não realizarem a transposição didática dos conceitos de química e física para a realidade da educação básica, nem tampouco trabalhavam tais conceitos de forma integrada com os conceitos biológicos.

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Publicado
25-08-2020
Como Citar
KRÜGER VOIGT, P.; DE ABREU CARLAN, F. A prática pedagógica de professores de Ciências: investigação com o 9º ano do Ensino Fundamental na cidade de Canguçu – RS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 386-405, 25 ago. 2020.