Pesquisa-ação participativa e a construção do conceito de ciências

  • Susana Regina de Mello Schlemper
  • Denise Maria Sousa de Mello
Palavras-chave: Estágio curricular;, Ciências Biológicas;, Alfabetização Científica.

Resumo

O estágio supervisionado como processo formativo pode proporcionar o contexto de aprendizagem originada do trabalho colaborativo, e a pesquisa-ação participativa (PAP) pode potencializar o ensino, a aprendizagem e a alfabetização científica. Visando, atender dois objetivos, aplicação do projeto de estágio nas escolas e simultaneamente prática de ensino e regência de classe na educação básica, o estudo teve como finalidade identificar as explicações causais dadas pelos alunos sobre que é, quem faz, como se faz e onde é feita a ciência, e verificar a forma pela qual, são capazes de ir além da descrição dos fenômenos, elaborando conceitos científicos e construindo o conhecimento socialmente adquirido. A PAP envolveu 144 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A alfabetização científica foi realizada em três passos: 1.apresentação da PAP para direção/professores regentes e observação dos alunos; 2.sensibilização dos alunos; 3.discussão conceitual, roda de conversas e exposição de idéias. A partir de quatro perguntas abertas, foi analisado interpretativamente o material escrito, para contextualização e compreensão das respostas. Evidenciou-se que as experiências conceituais são resgatadas dos significados vividos socialmente, do senso comum. As aulas de ciências devem ultrapassar a ação contemplativa, trazendo para reflexão, como objetivo estratégico possibilitando pensar cientificamente o mundo.

 

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Publicado
17-05-2023
Como Citar
SCHLEMPER, S. R.; MELLO, D. M. Pesquisa-ação participativa e a construção do conceito de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 253-273, 17 maio 2023.