O Pensamento de Andrew Feenberg sobre a Filosofia da Tecnologia para o enfretamento da problemática da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13330Palavras-chave:
Democratização da Tecnologia, Desinformação Científica, Ciência e TecnologiaResumo
Nesta pesquisa visamos responder a seguinte pergunta: Quais as contribuições do Pensamento de Andrew Feenberg acerca da Filosofia da Tecnologia para discutir o problema da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências? Para responder essa pergunta utilizamos especificamente a democratização da Tecnologia que visa a articulação de uma nova esfera pública de vida social, no qual temos o diálogo entre especialistas e leigos. Essa é uma possibilidade para o enfrentamento da neutralidade tecnológica que contribui para a legitimação da dominação. Assim, Feenberg defende a democratização da Tecnologia para permitir que as pessoas de toda a sociedade possam participar e que tenham voz no processo de produção de conhecimentos tecnológicos. Isso irá permitir uma forma de construção de conhecimentos tecnológicos que realmente possibilitem que a Educação em Ciências seja transformadora perante as desigualdades perpetuadas na sociedade atual.