O Pensamento de Andrew Feenberg sobre a Filosofia da Tecnologia para o enfretamento da problemática da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13330

Palavras-chave:

Democratização da Tecnologia, Desinformação Científica, Ciência e Tecnologia

Resumo

Nesta pesquisa visamos responder a seguinte pergunta: Quais as contribuições do Pensamento de Andrew Feenberg acerca da Filosofia da Tecnologia para discutir o problema da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências? Para responder essa pergunta utilizamos especificamente a democratização da Tecnologia que visa a articulação de uma nova esfera pública de vida social, no qual temos o diálogo entre especialistas e leigos. Essa é uma possibilidade para o enfrentamento da neutralidade tecnológica que contribui para a legitimação da dominação. Assim, Feenberg defende a democratização da Tecnologia para permitir que as pessoas de toda a sociedade possam participar e que tenham voz no processo de produção de conhecimentos tecnológicos. Isso irá permitir uma forma de construção de conhecimentos tecnológicos que realmente possibilitem que a Educação em Ciências seja transformadora perante as desigualdades perpetuadas na sociedade atual.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista

    Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP), Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia, Filosofia da Ciência e Ética. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Epistemologia Genética, Educação e Conhecimento, Filosofia da Tecnologia e Filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande). Foi Chefe e vice-Chefe do Departamento de Ciências Humanas em duas gestões, Vice-diretor (2012-2016) e Diretor (2016-2020) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da UNESP - Bauru. Membros de Conselhos Municipais e Comissões ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (credenciado à rede paulista de Inovação em 01/03/2018), coordenando projetos aprovados com financiamentos externos, parcerias com o setor produtivo, captando verbas estaduais e estruturando incubadora de base tecnológica.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

SILVA, Geilson Rodrigues da; CARNEIRO, Marcelo Carbone. O Pensamento de Andrew Feenberg sobre a Filosofia da Tecnologia para o enfretamento da problemática da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 325–345, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13330. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13330. Acesso em: 29 mar. 2025.