A crítica da Ciência e da Tecnologia em Herbert Marcuse: Implicações para a Educação em Ciências

Autores

  • Geilson Rodrigues da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo Carbone Carneiro Unesp

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.13046

Palavras-chave:

Pensamento Unidimensional, Neutralidade, Filosofia da Tecnologia

Resumo

Nesta pesquisa tivermos como objetivo apontar por meio de discussões das ideias de Hebert Marcuse o problema da neutralidade da ciência e da tecnologia para a Educação em Ciências. A escolha por analisar o trabalho de Hebert Marcuse ocorreu devido a área de Educação em Ciências não ter avançado em relação a pesquisas que utilizem de ideias de teóricos advindos da escola de Frankfurt. Nesse sentido, A ciência e tecnologia para Marcuse são unidimensionalizada para serem utilizadas para dominar a natureza e com isso catalisar a produção dinamizando as forças produtivas. Assim, em nome de uma suposta neutralidade aspectos da reflexão estão ocultos, dentre esses a crítica aos status dominante e a emancipação dos seres humanos. Para superar isso, Marcuse pensou em uma nova ciência e uma nova tecnologia no qual seríamos colocados em harmonia com a natureza e não em conflito com ela. As ideias de Marcuse são relevantes e mais do que necessárias para pensar uma nova sociedade sobre a égide da emancipação humana para a superação da sociedade unidimensional pautada na dominação da racionalidade científica e tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Carbone Carneiro, Unesp

    Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP), Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação, ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC - UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia, Filosofia da Ciência e Ética. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Epistemologia Genética, Educação e Conhecimento, Filosofia da Tecnologia e Filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Atua, também, no programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS - Campo Grande). Foi Chefe de Departamento do Dep. de Ciências Humanas em duas gestões, Vice-diretor (2012-2016) e Diretor (2016-2020) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da UNESP - Bauru. Membros de Conselhos Municipais e Comissões ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é Diretor do Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (credenciado à rede paulista de Inovação em 01/03/2018), coordenando projetos aprovados com financiamentos externos, parcerias com o setor produtivo, captando verbas estaduais e estruturando incubadora de base tecnológica.

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Publicado

21-12-2022

Como Citar

DA SILVA, Geilson Rodrigues; CARNEIRO, Marcelo Carbone. A crítica da Ciência e da Tecnologia em Herbert Marcuse: Implicações para a Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 4, p. 219–239, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n4.13046. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13046. Acesso em: 1 abr. 2025.