A crítica da Ciência e da Tecnologia em Herbert Marcuse: Implicações para a Educação em Ciências
Resumo
Nesta pesquisa tivermos como objetivo apontar por meio de discussões das ideias de Hebert Marcuse o problema da neutralidade da ciência e da tecnologia para a Educação em Ciências. A escolha por analisar o trabalho de Hebert Marcuse ocorreu devido a área de Educação em Ciências não ter avançado em relação a pesquisas que utilizem de ideias de teóricos advindos da escola de Frankfurt. Nesse sentido, A ciência e tecnologia para Marcuse são unidimensionalizada para serem utilizadas para dominar a natureza e com isso catalisar a produção dinamizando as forças produtivas. Assim, em nome de uma suposta neutralidade aspectos da reflexão estão ocultos, dentre esses a crítica aos status dominante e a emancipação dos seres humanos. Para superar isso, Marcuse pensou em uma nova ciência e uma nova tecnologia no qual seríamos colocados em harmonia com a natureza e não em conflito com ela. As ideias de Marcuse são relevantes e mais do que necessárias para pensar uma nova sociedade sobre a égide da emancipação humana para a superação da sociedade unidimensional pautada na dominação da racionalidade científica e tecnológica.
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Copyright (c) 2022 Geilson Rodrigues Da Silva, Marcelo Carbone Carneiro
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