Como tornar a Aula de Ciências inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13298Palavras-chave:
aprendizagem, autismo, métodos de ensinoResumo
marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico. A educação inclusiva é um processo de integração para alunos com necessidades educacionais especiais. Os professores enfrentam problemas em sala de aula, principalmente em instituições públicas com falta de recursos. Partindo dessa premissa, o objetivo deste estudo é produzir uma síntese através da revisão sistêmica de trabalhos que auxilie e/ou facilite no processo de aprendizagem de alunos com TEA. Para isso foram analisadas publicações dos últimos sete anos a respeito de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Destes foram selecionados oito artigos mais relevantes ao tema, onde eles foram sintetizados em um quadro. É possível observar nos artigos, as estratégias mais importantes para se trabalhar com alunos TEA, sendo a utilização de recursos visuais e dinâmicos com os alunos, melhorar a formação e preparo dos professores, uso de ferramentas adaptadas e incluir socialmente estas. Conclui-se que é possível utilizar os aportes desses artigos para auxiliar professores com dificuldades sobre inclusão de alunos com TEA nas aulas de ciências. Outro fato importante a ser destacado é que grande parte da aprendizagem destes alunos provém da criatividade dos professores em constante desenvolvimento.