Como tornar a Aula de Ciências inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista

  • Géssica Cristina de Lima Lino Instituto Federal do Paraná – IFPR.
  • Thiago Henrique de Lima Lino Universidade estadual de Londrina – UEL.
Palavras-chave: aprendizagem, autismo, métodos de ensino

Resumo

marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico. A educação inclusiva é um processo de integração para alunos com necessidades educacionais especiais. Os professores enfrentam problemas em sala de aula, principalmente em instituições públicas com falta de recursos. Partindo dessa premissa, o objetivo deste estudo é produzir uma síntese através da revisão sistêmica de trabalhos que auxilie e/ou facilite no processo de aprendizagem de alunos com TEA. Para isso foram analisadas publicações dos últimos sete anos a respeito de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Destes foram selecionados oito artigos mais relevantes ao tema, onde eles foram sintetizados em um quadro. É possível observar nos artigos, as estratégias mais importantes para se trabalhar com alunos TEA, sendo a utilização de recursos visuais e dinâmicos com os alunos, melhorar a formação e preparo dos professores, uso de ferramentas adaptadas e incluir socialmente estas. Conclui-se que é possível utilizar os aportes desses artigos para auxiliar professores com dificuldades sobre inclusão de alunos com TEA nas aulas de ciências. Outro fato importante a ser destacado é que grande parte da aprendizagem destes alunos provém da criatividade dos professores em constante desenvolvimento.

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Publicado
22-12-2022
Como Citar
LINO, G.; LINO, T. Como tornar a Aula de Ciências inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 436-450, 22 dez. 2022.