Métodos de Ensino: conexões, influências, saberes e práticas na Educação em Ciências e Matemática

  • Ana Lúcia Imhoff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Letícia Klimick de Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Maurivan Guntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
Palavras-chave: Educação em Ciências e Matemática, métodos de ensino, protagonismo dos estudantes, experiência docente

Resumo

Este artigo busca compreender como o método de ensino influencia na prática docente, embasadas em depoimentos de 13 professores de Ciências e Matemática, ingressantes em um Programa de Pós-Graduação nessa área de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada durante o primeiro semestre de 2022, cujas respostas a duas perguntas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, resultando em três categorias finais: Repensando a prática docente e ao protagonismo do estudante; Estratégias de ensino com foco na contextualização de conteúdos; Experiência
na docência e os métodos de ensino.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Imhoff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

Ana Lúcia Imhoff (manali@terra.com.br)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

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Publicado
22-12-2022
Como Citar
IMHOFF, A.; FREITAS, L.; RAMOS, M. Métodos de Ensino: conexões, influências, saberes e práticas na Educação em Ciências e Matemática. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 5, p. 4 - 20, 22 dez. 2022.