Métodos de Ensino: conexões, influências, saberes e práticas na Educação em Ciências e Matemática

Autores

  • Ana Lúcia Imhoff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Letícia Klimick de Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.
  • Maurivan Guntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13272

Palavras-chave:

Educação em Ciências e Matemática, métodos de ensino, protagonismo dos estudantes, experiência docente

Resumo

Este artigo busca compreender como o método de ensino influencia na prática docente, embasadas em depoimentos de 13 professores de Ciências e Matemática, ingressantes em um Programa de Pós-Graduação nessa área de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada durante o primeiro semestre de 2022, cujas respostas a duas perguntas foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, resultando em três categorias finais: Repensando a prática docente e ao protagonismo do estudante; Estratégias de ensino com foco na contextualização de conteúdos; Experiência
na docência e os métodos de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Imhoff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

    Ana Lúcia Imhoff (manali@terra.com.br)
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Métodos de Ensino: conexões, influências, saberes e práticas na Educação em Ciências e Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 4–20, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13272. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13272. Acesso em: 1 mar. 2025.