Análise da formação do conceito de mistura utilizando a teoria das ações mentais e dos conceitos no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13179Palavras-chave:
Teoria de Galperin, Mistura, Ensino de QuímicaResumo
Neste artigo, é apresentado o resultado de uma investigação que teve como objetivo: enfatizar a assimilação do conceito de mistura a partir da Base Orientadora da Ação no processo de ensino e de aprendizagem em Química. Essa pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com metodologia da pesquisa-ação desenvolvida com 18 (dezoito) estudantes da 1º série do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral Técnica Agronegócio Estadual Paraíba. Foi analisado o percurso metodológico da Formação Planejada por etapas das Ações Mentais e dos Conceitos segundo Galperin. Os resultados obtidos evidenciam a assimilação do conceito de mistura durante a realização das ações e operações mentais, no qual esse percurso se configura como uma importante metodologia na organização, execução e controle na construção de conceitos químicos pelos estudantes no ensino de Química.