Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas: análise de produções gráficas de estudantes de um clube de ciências na Amazônia

Palavras-chave: Sequência de ensino investigativo, produções gráficas, competência científica, clubes de ciências, ensino por investigação

Resumo

Formar cidadãos capazes de desenvolver competências associadas à construção, apropriação e utilização crítica de conhecimentos científicos em sua realidade individual ou coletiva é o objetivo do ensino baseado em competências. A partir deste contexto, buscamos compreender de que maneira a utilização do Ensino por Investigação pode favorecer ou potencializar o desenvolvimento de Competências Científicas em sua dimensão conceitual e procedimental. Para isso, realizamos um Estudo de Caso, por meio de uma abordagem qualitativa, onde analisamos as produções gráficas de 22 estudantes de um Clube de Ciências na Amazônia que foram realizadas durante a etapa Escrevendo e Desenhando de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) que abordou o “Problema do Barquinho”, buscando identificar a presença de Indicadores de Competências Científicas (ICC) associados às referidas dimensões. No delineamento metodológico, elaboramos uma rubrica com base em nosso referencial teórico composta por cinco ICC para cada dimensão analisada. Os resultados demonstram que a maioria das produções gráficas apresentaram ICC associados à dimensão procedimental e um número satisfatório apresentou ICC da dimensão conceitual, evidenciando que a abordagem investigativa favorece e oportuniza o desenvolvimento de competências de caráter técnico e metodológico do fazer científico e de caráter cognitivo como o aprendizado de conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-12-2023
Como Citar
SOUZA TABOSA, C.; PALHETA ALBUQUERQUE, M.; DA SILVA MALHEIRO, J. Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas: análise de produções gráficas de estudantes de um clube de ciências na Amazônia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 357-378, 26 dez. 2023.