Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas: análise de produções gráficas de estudantes de um clube de ciências na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13164

Palavras-chave:

Sequência de ensino investigativo, produções gráficas, competência científica, clubes de ciências, ensino por investigação

Resumo

Formar cidadãos capazes de desenvolver competências associadas à construção, apropriação e utilização crítica de conhecimentos científicos em sua realidade individual ou coletiva é o objetivo do ensino baseado em competências. A partir deste contexto, buscamos compreender de que maneira a utilização do Ensino por Investigação pode favorecer ou potencializar o desenvolvimento de Competências Científicas em sua dimensão conceitual e procedimental. Para isso, realizamos um Estudo de Caso, por meio de uma abordagem qualitativa, onde analisamos as produções gráficas de 22 estudantes de um Clube de Ciências na Amazônia que foram realizadas durante a etapa Escrevendo e Desenhando de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) que abordou o “Problema do Barquinho”, buscando identificar a presença de Indicadores de Competências Científicas (ICC) associados às referidas dimensões. No delineamento metodológico, elaboramos uma rubrica com base em nosso referencial teórico composta por cinco ICC para cada dimensão analisada. Os resultados demonstram que a maioria das produções gráficas apresentaram ICC associados à dimensão procedimental e um número satisfatório apresentou ICC da dimensão conceitual, evidenciando que a abordagem investigativa favorece e oportuniza o desenvolvimento de competências de caráter técnico e metodológico do fazer científico e de caráter cognitivo como o aprendizado de conceitos científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

SOUZA TABOSA, Clara Elena; PALHETA ALBUQUERQUE, Márcia Cristina; DA SILVA MALHEIRO, João Manoel. Ensino por Investigação e o desenvolvimento de Competências Científicas: análise de produções gráficas de estudantes de um clube de ciências na Amazônia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 357–378, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13164. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13164. Acesso em: 9 mar. 2025.