Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências

Palavras-chave: Ondas sonoras, Clube de Ciências, Sequência de Ensino Investigativa

Resumo

Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-11-2023
Como Citar
RODRIGUES, B.; PEREIRA DE SOUSA, R.; DA SILVA MALHEIRO, J. Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 5, p. 248-263, 8 nov. 2023.
Seção
Relatos de Experiências