Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069

Palavras-chave:

Ondas sonoras, Clube de Ciências, Sequência de Ensino Investigativa

Resumo

Neste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

08-11-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RODRIGUES, Breno Dias; PEREIRA DE SOUSA, Rosa Maria; DA SILVA MALHEIRO, João Manoel. Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 248–263, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14069. Acesso em: 9 mar. 2025.